quinta-feira, 6 de outubro de 2011

11 de Outubro - Dia da SAF em Revista



A história da SAF em Revista começa em março de 1955, quando a então Secretária Geral, Maria Auxiliadora Bittencourt Werner, ou melhor, D. Nady Werner (como todos a conhecem e como ela gostava de ser chamada), publicou e distribuiu o "Boletim Informativo da Secretaria Geral do Trabalho Feminino", uma única folha contendo notícias gerais do trabalho, sugestão de estudos bíblicos para reuniões, algumas informações e orientações para as dirigentes.
Em junho do mesmo ano, saiu o Boletim nº 2, já com duas páginas e uma quantidade maior de informações. E, em 11 de outubro, D. Nady comemorou seu aniversário oferecendo (ela, a aniversariante) um presente à mulher presbiteriana - o terceiro número do Boletim, e desta vez no formato de uma revista.
Esta a razão de comemorarmos o aniversário da SAF em Revista, todos os anos no dia 11 de outubro.
Dois jovens muito trabalharam pela nascente publicação: Celso Werner, filho de D.Nady, dedicado na sua confecção, e Ailton Rodrigues, que foi o elemento de contato com as presidentes de Federação e o divulgador da revista nas Igrejas. Foi este último que a batizou de "SAF em Revista".
D. Nady foi nossa Secretária Geral por oito anos, de 1954 a 1962, e, desde que a SAF em Revista foi criada até 1960, ela própria editava e distribuía a Revista.
A última Revista dessa primeira fase teve o número 19.
A partir de 1961, e por determinação do Supremo Concílio, a Casa Editora Presbiteriana é que passou a ser a responsável pela administração, publicação e distribuição.
Comparando as Revistas mais antigas com as mais recentes, percebe-se que, a cada edição, há um progresso, há um crescimento, tanto no conteúdo como na apresentação da Revista.
  1. até o nº 36 - era composta de 20 páginas
  2. do 37 ao 43 - 24 páginas
  3. do 44 ao 47 - 28 páginas
  4. do nº 48 em diante - 32 páginas
  5. no ano de 1991, mudou o formato, e a Revista ganhou 64 páginas
  6. em 1995, outras novidades ...
  7. Hoje, temos a Revista com dois cadernos: um caderno principal com assuntos gerais, colocados em 40 páginas, das quais 24 já são coloridas, e um segundo caderno, central, com 32 páginas de orientações e sugestões específicas para o trabalho das SAFs. Ao todo são 72 páginas, sendo que a capa da Revista ganhou um colorido especial com aplicação de verniz.

    Extraído do site da SAF em Revista

Nenhum comentário: